Metamorfose Turismo

Rua Tobias da Silva, 137 - 505
Moinhos de Vento - Porto Alegre
Fone: 55 51 3222-0710
Plantão Emergencial:
55 51 99117-1747
55 51 98422-9695


Horário de atendimento de segunda a sexta, das 10h às 19h

Istambul | TURQUIA |

O lugar é lindo, cheio de paisagens exóticas. A cultura islâmica é diferente e a religiosidade paira no ar. Olhar as mesquitas e seus altos minaretes, ou entrar em um palácio e ver o harém do sultão, faz a gente se transportar no tempo e achar que está numa história das mil e uma noites ou que a qualquer momento vai se deparar com o Aladim e os seus tapetes voadores.

Primeira dica, Istambul é cortada ao meio pelo Estreito de Bósforo: se estende por 30 km e faz a ligação ao mar Negro e ao mar de Mármara, e separa a Ásia da Europa. Istambul fica bem no meio. No lado Europeu fica o centro de comércio e negócios, já no lado asiático ficam as residências.
 
A Turquia é um país bem barato. Barato para comer, para passear, transporte, tudo... a gente sente isso quando troca Euros pela moeda local, que é a Lira Turca, dá a impressão que a gente tá rica! Detalhe importante: quase nenhum lugar aceita Euro, por isso, assim que chegar ao aeroporto é bom trocar um pouco de dinheiro para as despesas imediatas e trocar mais depois nas Casas de Câmbio na cidade, que pagam mais.

Costumes

Se você não tiver um lenço ou pashimina para colocar na cabeça, sugiro comprar um assim que chegar, de preferência no Grand Bazar, que tem coisas lindas. Mulheres não podem entrar nas mesquitas com a cabeça descoberta e, se estiver de bermuda ou shorts, alguns pedem para cobrir as pernas e os ombros também. Todas as mesquitas oferecem lenços na porta da frente. Para colocar nas pernas ok, mas para colocar na cabeça, eu preferi levar o meu! Ah, também tem que tirar os sapatos e colocar num saquinho que eles fornecem na entrada.
Os homens turcos olham e mexem mesmo com as turistas, principalmente quando estão sozinhas. Se for loira então! Porém, como em qualquer lugar, é só ignorar e seguir em frente. As mulheres turcas dificilmente andam sozinhas na rua.
Coisas da cultura local: banheiro feminino geralmente fica num andar diferente do masculino (normalmente ou a gente desce ou sobe escadas) e, em alguns poucos lugares, não tem banheiro feminino mesmo.

Transporte

O táxi não é muito caro, vale a pena utilizá-lo para ir ao bairro dos barzinhos, que se chama Taksim. De resto, dá pra fazer muita coisa caminhando ou utilizando o trem elétrico que passa pela cidade inteira (parte da Europa antiga) ou os barcos. Nos hotéis tem guias de transporte, e é muito fácil se locomover na cidade.

Dica

fazer o passeio de barco que sai dos portos de Kabatas ou Eminonü. Ele cruza o Estreito de Bósforo, passa pela parte européia e pela parte asiática. Passa por alguns palácios que viraram luxuosos hotéis, o principal deles, e aberto à visitação, é o palácio Dolmabahce Sarayi, que era a antiga residência oficial de muitos sultões. É incrível, tem muito luxo e extravagância, e foi construído em 1856 por Abdul Mecit. Destaques: escadaria de cristal, Salão Cerimonial, Harém e Salão Azul (onde se encontra o maior lustre de cristal do mundo).

Hospedagem

Os melhores bairros para se ficar hospedado, perto dos pontos turísticos mais importantes, são Sultanahmet ou Sirkeci. Dá pra ir a pé para a Mesquita Azul, a Igreja de Santa Sofia, o Palácio Topkapi, a Yerebatan Sarayi (que é uma construção bizantina num subsolo), o Grand Bazaar e o Bazar de Especiarias. Além disso, tem muitas opções de hotéis, um monte mesmo!!! Praticamente todo mundo fica nestes bairros e eles estão acostumados a lidar com turistas.

Pontos turísticos

Praticamente todos estão em Sultanahmet, fica tudo meio perto. São eles:
- Mesquita de Santa Sofia ou Aya Sofya: Igreja bizantina construída para ser a Catedral de Constantinopla em 537;
- Mesquita Azul (fica em frente à Santa Sofia): é a única no mundo a ter 6 minaretes. O número de minaretes indica a importância da mesquita;
- Palácio Topkapi: foi centro de administração durante quase 400 anos para o Império Otomano, construído entre os anos de 1475 e 1478;
- Cisterna da Basílica (Yerebatan Saray): é um reservatório de água construído para abastecer o palácio. O destaque é uma cabeça de Meduza e as 336 colunas de 8 metros;
- Grand Bazar: não pode deixar de ir! Tem tudo que se possa imaginar. Os grandes destaques são os lenços coloridos de seda, as pashiminas, as jóias em prata e ouro, as louças e, é claro, os tapetes. A política do lugar é pechinchar, eles querem que a gente faça isso mesmo. Oferecem o legítimo chai (como falavam na novela) que é bem gostoso e barato, além de ser um charme!
- Bazar Egípcio: é o bazar de especiarias. Simplesmente incrível! Tem todos os temperos, chás, essências de perfume... Ah, provem os doces, são incríveis! Tem com pistache, nozes, amêndoas... É uma delícia!!!
- Torre de Gálata (Gálata Kulesi): a construção mais alta da cidade (61m de altura), construída em 1348. Pega-se o bonde até perto dela, na rua Istikal Caddesi.
Barzinhos e baladas: No bairro do Taksim (parte ocidental de Istambul) tem Pizza Hut, Burger King, Mc’ Donalds, além das lojinhas conhecidas como The Body Shop, Nike, Acessorize, entre outras. Tem muitos barzinhos pra tomar cerveja (palavra que aprendi em turco, que é bira) e comer uma pizza (em turco, pita) ou um Kebab.  Outras opções são os bairros de Ortaköy e Besiktas que combinam cultura e diversão na medida exata. Tem um sorvete ótimo por lá, o MADO, tem em vários lugares da cidade, e é tipo o Fredo dos argentinos, super cremoso e saboroso. Recomendo!
 

Enfim, o lugar é mágico!

Clique na Imagem para ampliar

Istambul | TURQUIA |
Istambul | TURQUIA |
Istambul | TURQUIA |
Istambul | TURQUIA |
Istambul | TURQUIA |

2010 © Copyright Metamorfose Turismo. Todos os direitos reservados


Rua Tobias da Silva, 137 - 505
Moinhos de Vento - Porto Alegre
Cep: 90570-060
Fone: 55 51 3222-0710
Plantão Emergencial:
55 51 99117-1747
55 51 98422-9695
metamorfose@metamorfoseturismo.com.br

Produzido por