Metamorfose Turismo

Rua Tobias da Silva, 137 - 505
Moinhos de Vento - Porto Alegre
Fone: 55 51 3222-0710
Plantão Emergencial:
55 51 99117-1747
55 51 98422-9695


Horário de atendimento de segunda a sexta, das 10h às 19h

Istambul | TURQUIA

Talvez pela diferença cultural que nos separa, talvez pela grandiosidade e riqueza de sua cultura, ou ainda pela sua importância histórica, Istambul, a maior cidade da Turquia, chamada de Constantinopla até o ano de 1453, surpreende até mesmo aqueles que nunca pensaram na cidade como destino de férias.


De população quase 100% de religião islâmica (98%), a cidade apresenta aos seus visitantes cerca de mil mesquitas, cada uma tendo sua importância representada através do número de seus minaretes: de um a seis, quanto mais minaretes tiver uma mesquita, mais alto é seu grau de importância. A mais importante delas, e única com seis minaretes, é a Mesquita Azul, localizada em frente a Igreja de Santa Sofia. Vale a pena dedicar um tempo de sua viagem para conhecer esses dois monumentos da arquitetura.


A cidade de Istambul está localizada uma parte a sudeste da Europa e outra a oeste da Ásia, e entre essa divisão física, está o Estreito de Bósforo, ligando o Mar Negro ao Mar de Mármara. É imperdível fazer um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo, de onde é possível observar a riqueza das residências do lado europeu e a beleza histórica do lado asiático. Muitos turcos residem na parte asiática, mas trabalham na parte européia, fazendo a travessia entre os dois extremos da cidade diariamente.


É muito fácil se locomover na cidade. Pode-se ir a pé à grande maioria das atrações turísticas, que se concentram no bairro de Sultanahmet, mas também há muitas linhas de bonde e metrô, além de táxis em abundância e preços atrativos.


Entre as principais atrações turísticas estão: a Mesquita Azul, a Igreja de Santa Sofia, o Palácio Topkapi, a cisterna Yerebatan Saray; o Grand Bazar, o Bazar Egípcio, a Torre de Gálata, o Palácio Dolmabahce, o Ciragan Palace Kempinski Hotel, o Cagaloglu Haman – um dos mais conhecidos banhos turcos da cidade, a Mesquita de Ortakay, com uma vista linda da Ponte de Bósforo, e o Chifre de Ouro.

 


Dicas:

- Aeroporto: Atatürk;
- Moeda: lira turca;
- População: cerca de 14 milhões de pessoas;
- Visto: cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em território turco, desde que sua permanência não exceda 90 dias, tanto a turismo quanto a negócios;
- Capital da Turquia: Ancara;
- A pechincha é esperada pelos turcos, que podem considerar até uma ofensa a compra sem pechinchar. Portanto, aproveite! E jamais compre o que você quer com o primeiro preço oferecido, principalmente se você estiver no Grand Bazar;
- Muito cuidado na escolha de suas roupas no dia de visita às mesquitas, desde sua blusa até suas meias: você terá que tirar os seus sapatos e andar com elas dentro das mesquitas, além das mulheres serem solicitadas a cobrir o peito, os ombros e a cabeça.

 


Quando ir:

O verão por lá vai do mês de junho a setembro, sendo a média de temperatura 20°C.

 


Curiosidade:

No seu Harém, um Sultão podia ter mais de mil mulheres. Além dos Sultões, os únicos homens que podiam entrar no Harém eram os eunucos, escravos castrados que atendiam as mulheres. Ser eunuco era considerado um bom emprego. O Sultão não mantinha relações físicas com todas as mulheres, apenas com 4 ou 5 esposas oficiais (Kadins, as favoritas) e com eventuais novatas. As demais eram serventes com funções diversas. Quando o Sultão morria, todos tinham de deixar o Harém. A responsável e maior autoridade dentro do Harém era a mãe do Sultão, a quem todos que ali residiam deviam obedecer.
 

2010 © Copyright Metamorfose Turismo. Todos os direitos reservados


Rua Tobias da Silva, 137 - 505
Moinhos de Vento - Porto Alegre
Cep: 90570-060
Fone: 55 51 3222-0710
Plantão Emergencial:
55 51 99117-1747
55 51 98422-9695
metamorfose@metamorfoseturismo.com.br

Produzido por